Você está pronto (a) para receber Feedback?
Talvez você não esteja pronto (a) para essa conversa.
Por esses dias, ao dar um Feedback para uma aluna de Mentoria, eu percebi uma questão: muitos de nós não estão prontos para receber Feedback. A reação da aluna foi: negar, confrontar, justificar, para só então reconhecer (mas até hoje não sei se ela aceitou).
Há dois anos passei por uma situação onde recebi um Feedback a respeito de uma de minhas postagens. De primeiro momento aquilo me tirou do sério! “Como assim essa pessoa está falando isso sobre mim?”
Olha que ironia! Eu, prestes a me tornar uma pessoa pública por meio do meu trabalho, questionando a interação alheia.
Cheguei a uma certa conclusão: ao mesmo tempo em que muitas vezes as pessoas querem jogar areia no seu sonho, outras elas querem de fato ajudar você a evoluir, e eu aprendi a usar isso ao meu favor.
Passei a usar a seguinte regra:
1. Paro 🛑
2.Reflito 🧠
3.Interajo 👍🏼👎🏼
Hoje, ao receber o Feedback eu não respondo de imediato. De primeiro momento tendemos a negar, e, dependendo do seu perfil, isso pode envolver querer “esfregar a cara da pessoa no asfalto” 😅
Tento literalmente dormir com aquilo. No outro dia, mais tranquila, e já deixando o ego de lado, eu reflito:
1. Essa de fato é uma oportunidade de melhoria para mim ou para o meu negócio?
Se sim: agradeço a pessoa e sigo a vida ajustando aquilo que ela me propôs (nem sempre de imediato, mas já no radar).
2. Não fez sentido nenhum. E não está de acordo com meu projeto de evolução. Então: jogo fora no lixo e sigo a vida.
Nos stories do Instagram de semana passada eu comentei que por vezes consentimos com atendimentos ruins e em receber menos do que foi acordado. Dei o exemplo de algumas hospedagens que estão cobrando caro por atendimentos e entregas questionáveis.
Recebi muitos directs de pessoas relatando da dificuldade que alguns donos de negócios tem de receber Feedback. Outros já diziam que isso é fundamental para o crescimento dos seus negócios. E isso vale para nossas carreiras também.
Muitas pessoas, com medo de receber algo na linha construtiva, se fecham para essas oportunidades. Cuidado! Em certas conversas difíceis estarão as oportunidades de você ser ainda melhor.
Falamos e ensinamos muito a dar Feedback, mas Você acredita que está pronto (a) para receber Feedback? Aqui vão algumas reflexões que poderão ajudar você a identificar se você está ou não pronto (a):
- Costumo reagir com impulsividade?
- Fico justificando meus comportamentos e atitudes de forma defensiva?
- Julgo que a pessoa não sabe o que está falando?
- Não consigo escutar de forma ativa o que a pessoa está falando ao meu respeito?
- Costumo agradecer (mesmo que discorde)?
Reflexões para ajudar você a estar mais preparado para receber Feedback.
Vale ressaltar que não existe certo ou errado. Esse é um caminho para melhorar a conversa e o seu aproveitamento no momento do Feedback.
Bil Gates tem uma frase sobre feedback que eu adoro e que para mim faz muito sentido: “Todos nós precisamos de pessoas que nos deem Feedback. É assim que melhoramos.”
E aí? Mudou sua visão sobre esse assunto? Espero ter contribuído com insights!
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