O básico bem feito nos negócios e na carreira. O bom e “velho” feijão com arroz que não sai de moda.
Olá para você que está lendo este artigo e que me acompanha por aqui. Você está lendo o que chamo de insights da semana. Estão relacionados aos estudos que realizo para potencializar os meus resultados como empreendedora, profissional e também em minha vida pessoal. São coisas que fazem sentido para mim, e que espero que também façam para você.
Semana passada estava refletindo após realizar uma encomenda com uma amiga, que no auge da pandemia decidiu empreender. O empreendimento dela é uma confeitaria artesanal que fabrica bolos, pães e bolachas caseiras.
Até aqui nenhum novidade. Quantas pessoas abrem negócios como este todos os dias? Ainda mais agora, como fonte secundária de renda. Mas, por tratar as temáticas Vendas e Atendimento ao Cliente frequentemente em minhas Palestras e Mentorias, presto muito a atenção nos movimentos das empresas com relação a estes assuntos.
Algumas coisas me encantaram neste momento que estamos vivendo, e ver uma amiga em um curto espaço de tempo tendo sucesso em seu empreendimento a ponto de estar abrindo vagas para lhe ajudarem na operação, além de estar criando novos produtos constantemente, me fizeram querer ir a fundo no que ela estava fazendo.
Decidi encomendar alguns itens para um café da tarde. Dentre eles estavam uma cuca, um pão caseiro e bolachinhas artesanais. Todo o processo de encomenda se deu pelo Instagram, mais precisamente por direct, o que já me agrada na facilidade. Já aconteceram várias vezes de eu acionar a empresa por lá e solicitarem que eu entrasse em contato pelo whatsapp ou por telefone, o que eu acabava esquecendo e deixando passar. Tudo o que o cliente quer é agilidade e facilidade. É quase como colocar a foto de uma roupa, a pessoa perguntar o preço nos comentários e a pessoa responder “chame in box” (detesto!).
Ela levou cerca de 10 minutos para me responder. Tirou meu pedido e informou o valor (preço muito justo). Confirmou meus dados, pois o valor do pedido permitiria entrega grátis. Combinamos tudo para o dia seguinte no período vespertino, que é quando ocorrem as entregas.
No dia seguinte, entre o horário combinado, ela veio até mim e entregou todos os produtos quentinhos. Uma embalagem simples, mas amarrada com uma fitinha rústica com o seu cartão em cada um deles.
Sabe por que estou tão encantada? Por que para mim o básico bem feito é que de fato faz a diferença. A atenção aos detalhes. O sentimento de estar acolhida pela empresa. Quantas vezes você já foi mal atendido nos últimos tempos? Em lugares que você entrou, acionou para uma encomenda ou até mesmo um simples orçamento e pareciam estar te fazendo um grande favor ao te atenderem?
Eu elenquei alguns pontos deste case que me fazem chancelar este básico bem feito em todas as etapas do processo, quer ver?
1. Agilidade na encomenda (feita pelo direct do Instagram com resposta rápida);
2. Facilidade na entrega (em minha residência sem custo adicional);
3. Carinho e atenção aos detalhes (mesmo uma embalagem simples se tornou atrativa);
4. Qualidade dos produtos (chegaram quentinhos e macios);
5. Preço justo;
6. E por fim, ela ainda solicitou um feedback no mesmo dia à noite.
É mole ou quer mais?
Trazendo agora para o conceito de carreira. Quantas vezes enquanto profissionais focamos em alcançar resultados implacáveis e nos destacarmos no ambiente de trabalho por meio dos nossos conhecimentos técnicos? Mas, será que estamos fazendo o nosso básico bem feito? Demonstrando pró-atividade, empatia pelos colegas, investindo em nós mesmos para nos tornamos nossas melhores versões sem depender única e exclusivamente da empresa?
Em minha opinião atitudes valem de fato mais que mil palavras. Certo dia em uma Live, ouvi o saudoso Eduardo Tevah contando um case de uma funcionária que chegou até ele em uma de suas palestras alegando estar desmotivada, não querendo mais fazer parte da empresa a qual trabalhava. Perguntou a ele o que ela deveria fazer? E ele respondeu. Dê o seu melhor! Faça suas atribuições com alegria e entusiasmo.
A tal moça sem entender achou que ele não tinha compreendido sua pergunta e repetiu. Ele então disse a ela: “Minha querida, ninguém irá contratar alguém desmotivado. Não é deixando de fazer o que precisa, ficar sem alegria e entusiasmo que você conseguirá mudar a sua condição (ser promovida ou contratada por outra empresa)”.
Perfeito? Sim, ou não? De novo, o básico bem feito! Por vezes acreditamos que para mudar, para sermos reconhecidos ou então para conseguirmos grandes resultados é necessário algo mirabolante, que exija além de nossa capacidade mental e de disposição.
Afirmo: o básico bem feito faz a diferença! Seja em sua carreira, empresa ou vida, fazer o que precisa ser feito independente de ter alguém olhando (até porque você está) é fundamental. E a médio e longo prazo é o que nos faz ir além, como eu costumo dizer #rumoaotopo
E aí? Curtiu esse relato? Confesso que me estendi nas ideias, mas de fato não podia deixar de compartilhar. Espero que este artigo tenha trazido bons insights para que você continue a sua jornada, com excelência (o básico bem feito) e entusiasmo!
Vamos juntos? #rumoaotopo
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